O Fim de uma Era para Usuários do Windows 10
A Microsoft anunciou que os aplicativos do pacote Microsoft 365 (anteriormente conhecido como Office), incluindo Word, Excel e PowerPoint, deixarão de receber novas funcionalidades em computadores que operam com o Windows 10. A mudança está programada para começar em agosto de 2026 para assinantes dos planos Pessoal e Família.
Datas Importantes para a Transição
Para o setor corporativo, a interrupção de novos recursos ocorrerá em datas específicas dependendo do canal de atualização. O Canal Empresarial de Atualização Mensal deixará de receber novidades em 13 de outubro de 2026, enquanto o Canal Empresarial de Atualização Semestral terá o prazo estendido até 12 de janeiro de 2027. Após esses períodos, os aplicativos ficarão estagnados na versão 2608, e qualquer nova ferramenta ou melhoria, especialmente as baseadas em IA, será exclusiva para usuários do Windows 11.
Atualizações de Segurança Continuarão
Apesar do fim das novas funcionalidades, a Microsoft garantiu que as atualizações de segurança para o Microsoft 365 no Windows 10 continuarão a ser disponibilizadas até 10 de outubro de 2028. Essa medida visa dar aos usuários e empresas mais tempo para planejar a migração para o Windows 11, garantindo que os sistemas permaneçam protegidos contra vulnerabilidades por mais algum tempo.
O Caminho é o Windows 11
A estratégia da Microsoft é clara: incentivar a migração para o seu sistema operacional mais recente, o Windows 11. O fim do suporte a novos recursos no Windows 10, que tem sua vida útil encerrada oficialmente em 14 de outubro de 2025, é mais um passo nessa direção. Para ter acesso contínuo a todas as inovações e melhorias que a Microsoft planeja para seu ecossistema de produtividade, a atualização para o Windows 11 torna-se essencial.